Fonte da Colher (lugar, Miragaia, Porto)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • O Chafariz da Colher, ou Fonte da Colher, localiza-se em Miragaia, na freguesia atual de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal.
    Uma das fontes mais antigas da cidade, foi construída em granito, no ano de 1491. Deve o seu nome ao facto da sua construção ter sido custeada com uma parte dum imposto, chamado também de "colher", aplicado aos géneros alimentícios que entravam na cidade. A sua água foi, à época, considerada uma das melhores da cidade.
    Reconstruída em 1629, necessitou de nova intervenção em 1940, estando hoje situada num local escondido da Rua de Miragaia.

Nota(s) da fonte

    Mostrar nota(s)

      Termos hierárquicos

      Fonte da Colher (lugar, Miragaia, Porto)

        Termos equivalentes

        Fonte da Colher (lugar, Miragaia, Porto)

          Termos associados

          Fonte da Colher (lugar, Miragaia, Porto)

            1 Registo de autoridade resultados para Fonte da Colher (lugar, Miragaia, Porto)

            1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
            Inês Lopes
            Pessoa singular · [1700-1760]

            Inês Lopes foi Irmã da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto, casado com o também irmão João Domingues Maia, alfaiate e mercador de panosda cidade do Porto com ligação ao Brasil.
            Entraram como Irmãos em 19 de dezembro de 1734, residiam em Miragaia junto à Fonte da Colher. João Domingos Maia era filho de Manuel Domingues e de sua mulher Ana Antónia moradores na freguesia de S. Salvador de Vilar de Andorinho. Inês Lopes era filha de André Lopes e de sua mulher Leonor Ferreira moradores na freguesia de Santa Maria do Olival. O seu registo de entrada contém inquirição de limpeza de sangue.