Inês Lopes foi Irmã da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto, casado com o também irmão João Domingues Maia, alfaiate e mercador de panosda cidade do Porto com ligação ao Brasil.
Entraram como Irmãos em 19 de dezembro de 1734, residiam em Miragaia junto à Fonte da Colher. João Domingos Maia era filho de Manuel Domingues e de sua mulher Ana Antónia moradores na freguesia de S. Salvador de Vilar de Andorinho. Inês Lopes era filha de André Lopes e de sua mulher Leonor Ferreira moradores na freguesia de Santa Maria do Olival. O seu registo de entrada contém inquirição de limpeza de sangue.
Taxonomia
Código
Nota(s) de âmbito
O Chafariz da Colher, ou Fonte da Colher, localiza-se em Miragaia, na freguesia atual de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, na cidade e Distrito do Porto, em Portugal.
Uma das fontes mais antigas da cidade, foi construída em granito, no ano de 1491. Deve o seu nome ao facto da sua construção ter sido custeada com uma parte dum imposto, chamado também de "colher", aplicado aos géneros alimentícios que entravam na cidade. A sua água foi, à época, considerada uma das melhores da cidade.
Reconstruída em 1629, necessitou de nova intervenção em 1940, estando hoje situada num local escondido da Rua de Miragaia.