Convento da Encarnação (Vila do Conde, Portugal)

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • O Convento de São Francisco de Vila do Conde ou Convento de Nossa Senhora da Encarnação foi fundado em 1522, cerca de 200 anos após o seu vizinho Mosteiro de Santa Clara.
    Por serem o ramo feminino da Ordem de São Francisco, a sobrinha de uma das abadessas de Santa Clara decidiu criar em Vila do Conde um Convento de frades da mesma Ordem. Mais modesto que o de Santa Clara, o edifício foi projetado para albergar 12 frades, mas acabou por receber um número ligeiramente superior.
    A obra foi inteiramente dirigida por D. Isabel Mendanha porque o edifício foi construído num terreno doado pelo Convento de Santa Clara, onde até então se erguia a Igreja de São João Baptista.
    O mosteiro foi construído sem grandes luxos mas com algum cuidado, bem ao gosto da arquitetura manuelina, isto é, no estilo decorativo que caracteriza a arquitetura portuguesa do século XVI e a sua fachada foi toda refeita durante o século XVII.
    Aí viveu um dos mais importantes missionários do país: Frei João de Vila do Conde.
    Hoje, o convento é propriedade da Ordem Terceira de São Francisco e encontra-se aí instalada uma Instituição Privada de Solidariedade Social.

Mostrar nota(s)

    Termos hierárquicos

    Convento da Encarnação (Vila do Conde, Portugal)

      Termos equivalentes

      Convento da Encarnação (Vila do Conde, Portugal)

        Termos associados

        Convento da Encarnação (Vila do Conde, Portugal)

          0 Descrição arquivística resultados para Convento da Encarnação (Vila do Conde, Portugal)

          Não foi possível encontrar nenhum resultado que correspondesse à sua pesquisa.