Família Lobo Guimarães

Zona de identificação

Tipo de entidade

Família

Forma autorizada do nome

Família Lobo Guimarães

Forma(s) paralela(s) de nome

    Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

      Outra(s) forma(s) de nome

        identificadores para entidades coletivas

        FLG

        Área de descrição

        Datas de existência

        1659-1758

        Histórico

        Locais

        Porto
        Lisboa
        Rio de Janeiro

        Estado Legal

        Funções, ocupações e atividades

        Atividade mercantil

        Mandatos/fontes de autoridade

        Estruturas internas/genealogia

        Contexto geral

        Os legados da família Lobo Guimarães fazem parte do acervo do arquivo histórico da Venerável Ordem Terceira de S. Francisco do Porto e são, pela sua natureza arquivística e historiográfica, importantes sistemas de informação que devem ser preservados, difundidos e divulgados.
        Ana Maria Lobo Guimarães, oriunda de uma família da freguesia de São Paio em Guimarães, nasceu a 25 de julho de 1674 filha de Pedro Lobo e Paula Antunes , vindo a falecer em 1737 no Porto, cidade onde viveu a maior parte da sua vida com o seu marido o Alferes e mercador Domingos Martins Sampaio, falecido em 1729 de acidente. Pelo que conseguimos apurar, tiveram uma filha de nome Josefa da Estrela Caetano que não lhe terá sobrevivido, pois apenas possuímos uma carta desta dirigida à mãe e não há qualquer referência a esta filha no seu testamento .
        Após a morte de seu marido assume a gestão das várias companhias comerciais e marítimas que possuíam, às quais se dedicou até à sua morte em 1737. Deixando como seus herdeiros o seu irmão António Lobo Guimarães e a Ordem de S. Francisco do Porto da qual era irmã, como consta de uma certidão do seu testamento feita a pedido de seu irmão em 1742.
        Sobre Domingos Martins Sampaio tudo indica que seria natural de Guimarães e fora casado uma primeira vez com Maria Ribeira, corria ainda o ano de 1713 , vindo a casar alguns anos mais tarde com Ana Maria Lobo, em data incerta. Como mercador de grosso trato, a maior parte da sua produção documental é relativa a registos de carregamentos de mercadorias, livros de razão, contratos de companhias comerciais com outros mercadores, livros de receita e despesa e uma vasta série de correspondência recebida.
        Irmão de Ana Maria Lobo Guimarães, António Lobo Guimarães viveu praticamente toda a sua vida entre as cidades do Porto e Rio de Janeiro onde tinha uma Companhia, como refere a nota de entrada de António Lobo Guimarães na Companhia de Manuel Rodrigues Leitão, Luís Inácio Pinto Banhos e João Ramos de Queirós Viana, com a quantia de um conto e seiscentos mil réis, no ano de 1739.” Do seu vasto legado, chegou até aos nossos dias um acervo documental constituído por correspondência, nomeadamente com outros mercadores e homens de negócios como o seu cunhado Domingos Martins Sampaio, os seus irmãos Jerónimo e Simão Lobo Guimarães, registos de carregações de mercadorias, recibos, certidões, registos de compras e vendas, empréstimos a juros, procurações, contratos, quitações, notas de crédito e letras que atestam a sua atividade mercantil.

        Área de relacionamentos

        Área de pontos de acesso

        Pontos de acesso - Assuntos

        Ocupações

        Zona do controlo

        Identificador de autoridade arquivística de documentos

        Identificador da instituição

        Regras ou convenções utilizadas

        Estatuto

        Preliminar

        Nível de detalhe

        Mínimo

        Datas de criação, revisão ou eliminação

        12/11/2024

        Línguas e escritas

        • português

        Script(s)

        • latim

        Fontes

        Conselho Internacional de Arquivos (2004). ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias.

        Notas de manutenção